O debate foi proposto pelos deputados Paulo Piau (PMDB-MG) e Marcos Montes (MEM-MG). Eles dizem que a Mega Leite é um dos maiores encontros da pecuária brasileira, sendo realizada anualmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
Os deputados afirmam que, por tradição, a MegaLeite fomenta os debates e as explanações técnicas sobre a necessidade de excelência no melhoramento do gado leiteiro, além de ser uma feira que inclui a realização de diversos leilões e negócios pecuários.
Eles consideram importante levar ao evento o debate sobre o novo Código Florestal Brasileiro aprovado pela Câmara e que ainda será votado pelo Senado. Foram convidados o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastásia, o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, além de deputados estaduais, federais e senadores de Minas Gerais.
Devem estar presentes representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Federação da Agricultura de MG, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de MG, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e do Sindicato Rural de Uberaba.
Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado na Câmara