Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão da Câmara rejeita projeto sobre quebra de patentes de produtos agropecuários

Segundo o relator da proposta, deputado Camilo Cola, as patentes garantem bom desempenho da agriculturaA Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados rejeitou na quarta, dia 5, o Projeto de Lei 6899/10, do deputado Beto Faro (PT-PA), que fixa regras para retaliação comercial aplicada pelo Brasil a outros países, quando autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Conforme a proposta, em caso de descumprimento de acordos comerciais relativos a produtos agropecuários, a retaliação deverá priorizar a quebra de patentes de cultivares ou variedades vegetais. O relator, deputado Camilo Cola (PMDB-ES), avaliou que a proposta poderia acarretar efeitos nocivos ao progresso tecnológico da agricultura brasileira.

? Entendemos que o excelente desempenho da agricultura brasileira deve ser preservado, inclusive por meio da manutenção dos direitos decorrentes de pesquisas, desenvolvimento e inovação de sementes e cultivares, motivo pelo qual consideramos não ser adequada a iniciativa proposta pelo projeto ? disse.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Sair da versão mobile