A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove debate nesta terça-feira (2) com o tema “Carestia, fome e segurança alimentar e nutricional no Brasil”. O debate atende a requerimento do deputado Rogério Correia (PT-MG).
O deputado destaca que a fome no Brasil tem crescido substantivamente nos últimos anos. “Em 2014 o Brasil havia saído do Mapa da Fome, no entanto desde 2018 o país voltou ao Mapa da Fome”. Segundo ele, o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, apontou que passou de 19,1 milhões, em 2020, para 33,1 milhões o número de pessoas que estão em situação de fome hoje no Brasil.
Segundo o parlamentar, além da pandemia, uma série de políticas que contribuíam para a segurança alimentar e nutricional foram sucateadas ou quase abandonadas. “O momento é grave e o poder público tem o dever de ser agente ativo para construção de políticas de combate à fome de forma mais robusta”, afirma Correia.
Foram convidados, entre outros, representantes das seguintes entidades:
— Frente Nacional Contra a Fome e Sede, Santiago Matos Ferreira Primo;
— Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), Renato Sérgio Jamil Maluf;
— Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, Ana Paula Pinto de Souza; e
— Colegiado de presidentes e presidentas dos Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional, Jean Pierre Tertuliano Câmara.
Debate sobre segurança alimentar
O debate será realizado às 16h, no plenário 3 da Câmara dos Deputados. Os interessados podem acompanhar o debate e participar da discussão pela internet.