A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza nesta quinta, dia 29, audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir dados da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que alertam para o aumento do uso de agrotóxicos no Brasil.
O debate foi proposto pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP). Segundo ele, o documento, divulgado em junho, aponta que a venda de agrotóxicos no Brasil cresce em ritmo acelerado.
– De acordo com o IBGE, a utilização de produtos químicos para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas mais que dobrou em dez anos. Entre 2002 e 2012, a comercialização de agrotóxicos no país passou de quase três quilos por hectare para sete quilos por hectare. Um aumento de 155% –, destaca Tatto, acrescentando que “a maioria dos produtos foi considerada perigosa para a saúde e ao meio ambiente. E quase 30% dos agrotóxicos foram classificados como muito perigosos.”
Convidados
Foram convidados para a audiência o coordenador-geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Márcio Freitas; a gerente de projetos da Gerência de Estudos Ambientais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Denise Maria Penna Kronemberger; e o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Júlio Sérgio de Britto.