A CFTC aprovou por quatro a um a proposta de limitar as operações com 28 produtos, inclusive petróleo, milho, soja e café. Dois membros da comissão afirmaram que a agência não tem dados suficientes sobre o mercado para fazê-lo cumprir novas determinações.
O comissário Scott O’Malia (Partido Republicano), que votou a favor da proposta, afirmou que a ideia era abrir logo as propostas para comentários, mas ele admitiu que está “muito cético sobre isso”. A comissária Jill Sommers (Partido Republicano) se opôs à proposta dizendo que também se preocupa com a possibilidade de as novas restrições provocarem uma migração das transações para bolsas de outros países.
Em resposta a rumores de que a CFTC está agindo rápido demais, no início do mês a Comissão apresentou um plano provisório para que pudesse alertar operadores com muitas posições no mercado, mas sem aplicar limites rígidos. Isso daria tempo à CFTC para coletar dados antes de impor restrições.
O’Malia disse que a incerteza criada pela proposta “frustraria a habilidade dos participantes do mercado, e especificamente de grandes interesses comerciais, para gerenciar suas estratégias de hedge e de investimento”. O projeto está aberto para um período de 60 dias de comentários públicos. Haverá uma segunda votação dos membros da CFTC antes que o plano seja concluído. As informações são da Dow Jones.