Comissão Europeia planeja limitar uso de biocombustíveis feitos a partir de alimentos em 5% no setor de transporte

Proposta vai contra a meta de 10% de energia renovável para o transporte até 2020, estabelecida pela UE há três anosA Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), disse nesta segunda, dia 17, que planeja limitar o uso de biocombustíveis feitos a partir de produtos usados como alimentos para 5% do combustível para transportes, numa mudança radical de sua política para o setor.

A comissária da UE para mudança climáticas, Connie Hedegaard, e o comissário para energia, Guenther Oettinger, disseram que pretendem limitar a quota de biocombustíveis derivados de produtos comestíveis, como colza e óleo de palma, aos níveis atuais, ou seja, 5%, até 2020.

A proposta vai contra a meta de 10% de energia renovável para o transporte até 2020, estabelecida pela UE há três anos, pois a maioria dos biocombustíveis é feita a partir de alimentos. A comissão quer favorecer biocombustíveis produzidos a partir de fontes não comestíveis, como resíduos agrícolas, como a palha. As informações são da Dow Jones.