O debate foi proposto pelo deputado Oziel Oliveira (PDT-BA). Segundo ele, quando se fala na viabilização dessa hidrovia, fala-se ao mesmo tempo em desenvolvimento econômico da região e na geração de emprego e renda e, sobretudo, na necessidade de revitalização do rio.
? O São Francisco é um dos maiores rios do país, contando com 2.830 quilômetros de extensão, drenando uma área de aproximadamente 645 mil quilômetros quadrados, que abrange os Estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o Distrito Federal ? lembrou o deputado.
De acordo com Oliveira, o potencial hidroviário explorado hoje no país é de 13 mil quilômetros, sendo que as vias naturalmente disponíveis podem chegar a 29 mil quilômetros.
Participam do debate, o diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), Fernando Antônio Brito Fialho, o presidente do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura Aquaviária, Adão Magnus Marcondes Proença, o presidente interino da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Clementino Coelho e o engenheiro naval Joaquim Carlos Riva.