Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão de Meio Ambiente examinará projeto que isenta de ITR áreas conservadas além do limite legal

Código Florestal Brasileiro estabelece percentual das propriedades rurais que deve ser preservado a título de reservaA Comissão de Meio Ambiente do Senado analisa na próxima terça, dia 4, o projeto de lei que exclui a incidência do Imposto Territorial Rural (ITR) sobre as áreas rurais preservadas além do exigido para reserva legal.

De autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a proposta tem como relator o senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que apresentou voto pela aprovação da matéria, a ser analisada ainda pela Comissão de Assuntos Econômicos), em decisão terminativa.

O Código Florestal Brasileiro estabelece que determinado percentual das propriedades rurais seja preservado a título de reserva legal. A porcentagem é de 80% nas áreas de floresta da Amazônia Legal, 35% nas áreas de Cerrado e 20% nas demais.

Atualmente, o ITR é cobrado sobre toda a área da propriedade, com exceção daquelas imprestáveis para a agricultura, das áreas de reserva legal e de preservação permanente. Entretanto, é possível que o proprietário decida preservar uma porção superior àquela exigida pela legislação ambiental.

Também será analisado pela comissão, em caráter terminativo, o projeto que altera a Lei das Licitações tornando obrigatória a comprovação de origem da madeira utilizada em obras e serviços financiados com recursos públicos. A proposta é de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES) e teve como relator o senador César Borges (PR-BA), que apresentou voto pela aprovação da matéria, com emendas.

Sair da versão mobile