“Em virtude da grave importância da matéria e suas repercussões para a sociedade brasileira, principalmente às vésperas da realização da conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), solicitamos postergar a data de votação do novo Código Florestal, após apresentação formal do relatório”, diz o texto.
Em entrevista ao Rural Notícias, do Canal Rural, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, defendeu a aprovação da versão do Senado.
– Entendemos que aprovar o texto do Senado é o melhor para o Brasil, neste momento. Se o relator abrir espaço para emendas, dificilmente votará o Código na Câmara. E quem mais vai sofrer é a agricultura familiar, que não tem como regularizar suas propriedades. A proposta aprovada no Senado permite ajustes diretamente nos Estados e entendemos que o melhor é aprovar essa matéria – afirmou.
Já o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, destaca a dificuldade enfrentada pelos parlamentares em chegar a um consenso.
– É o que eu sempre disse. Se tivermos entendimento, votamos. É difícil conseguir acordos sobre toda a matéria. Tem que ser aprovado um Código possível – aponta.
Marco Maia confirma votação na próxima semana
Apesar do apelo da Comissão, o presidente da Câmara, Marco Maia, reafirmou que a matéria estará em pauta na próxima semana.
– O pedido é legítimo, mas fechamos um grande acordo com todas as lideranças de que iríamos pautar o Código Florestal até o final de abril e nós vamos cumprir esse acordo – disse.
Maia ressaltou que o compromisso é colocar o tema em pauta, mas que a votação depende dos deputados.
– Cada um terá, no debate, a oportunidade de expressar a sua opinião, as contrariedades, e de votar contrário ao relatório se assim entender – apontou.
Confira as entrevistas do presidente da Contag e
Mendes Ribeiro Filho ao Rural Notícias:
>>Veja mais informações no site especial sobre o Código Florestal
>>Enquete: Com a provável aprovação do novo Código Florestal no Congresso, você acha que a sua produção de gado e leite será prejudicada?
Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado