A Comissão de Minas e Energia aprovou com ampla maioria projeto de lei que devolve subsídios à energia elétrica para produtores rurais. O parecer do relator, deputado João Roma (PRB-BA), ao projeto de decreto legislativo foi aprovado por 26 votos a favor e 3 contrários.
A votação foi vista como uma derrota para o governo. Para integrantes, foi um péssimo sinal para as relações entre Congresso e Executivo. E também sinalização ruim para a tramitação da reforma da Previdência.
Na comissão, o deputado do partido do presidente Jair Bolsonaro, Coronel Armando (PSL-SC,) tentou obstruir a votação, mas sem sucesso. O projeto aprovado pela comissão precisa ainda ser aprovado no plenário.
- Governo retoma descontos cumulativos na energia elétrica para irrigantes e aquicultores
- Energia solar fez granja diminuir custos de eletricidade em 40%
A matéria derruba um decreto publicado pelo governo de Michel Temer, no fim do ano passado, que reduz de forma gradual os subsídios nas contas de luz para a área rural e para companhias de água, esgoto e saneamento. O decreto prevê a retirada de 20% dos subsídios a cada ano – até a extinção total do desconto. O assunto foi debatido na terça-feira, dia 9, no encontro da semanal da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Os parlamentares trabalham para conseguir pautar a matéria no plenário já nos próximos dias.