Agricultura

Comissão aprova projeto que impede redução no subsídio de energia

Decreto publicado pelo governo de Michel Temer, no ano passado, diminui de forma gradual os descontos nas contas de luz para a área rural

lâmpadas à base de energia elétrica
Foto: Pixabay

A Comissão de Minas e Energia aprovou com ampla maioria projeto de lei que devolve subsídios à energia elétrica para produtores rurais. O parecer do relator, deputado João Roma (PRB-BA), ao projeto de decreto legislativo foi aprovado por 26 votos a favor e 3 contrários.

A votação foi vista como uma derrota para o governo. Para integrantes, foi um péssimo sinal para as relações entre Congresso e Executivo. E também sinalização ruim para a tramitação da reforma da Previdência.

Na comissão, o deputado do partido do presidente Jair Bolsonaro, Coronel Armando (PSL-SC,) tentou obstruir a votação, mas sem sucesso. O projeto aprovado pela comissão precisa ainda ser aprovado no plenário.

A matéria derruba um decreto publicado pelo governo de Michel Temer, no fim do ano passado, que reduz de forma gradual os subsídios nas contas de luz para a área rural e para companhias de água, esgoto e saneamento. O decreto prevê a retirada de 20% dos subsídios a cada ano – até a extinção total do desconto. O assunto foi debatido na terça-feira, dia 9, no encontro da semanal da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Os parlamentares trabalham para conseguir pautar a matéria no plenário já nos próximos dias.