Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão do Senado confirma constitucionalidade de fundo para estimular cultura do caju

Substitutivo da Câmara a projeto de lei do Senado cria o Fundo de Apoio à Cultura do CajuA Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) confirmou, nesta quarta, dia 26, a constitucionalidade de substitutivo da Câmara dos Deputados a projeto de lei do Senado (PLS 163/00) que cria o Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju). O parecer favorável à matéria foi apresentado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e abriu caminho para seu exame pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O objetivo do Funcaju é assegurar meios para modernizar a agroindústria do caju e fortalecer a exportação de seus produtos. Entre as ações a serem promovidas com recursos do fundo estariam, por exemplo, medidas de disseminação de tecnologias destinadas a aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos, tanto nas plantações como nos processos de industrialização.

Na avaliação do relator, propostas visando à criação de fundos tanto podem nascer de projeto do Poder Executivo quanto de proposição parlamentar, como ocorreu neste caso. Ao examinar a matéria, a Câmara mudou o texto aprovado anteriormente pelo Senado para que a lei a ser gerada determine expressamente a criação do Funcaju, em vez de apenas autorizar o governo federal a fazê-la.

O substitutivo da Câmara também retirou do PLS 163/00 dispositivo que definia prazo para que o Executivo regulamentasse a criação do fundo. Eunício considerou essa medida correta, argumentando que o princípio constitucional de independência entre os Poderes da República impede o Legislativo de estabelecer prazo para que o Executivo exerça sua competência constitucional.

A CCJ julgou adequada ainda alteração feita pela Câmara em relação à cláusula de vigência. Com a mudança, ficou estabelecido que o início de vigência da lei será o primeiro dia do exercício financeiro subsequente à data da publicação do texto sancionado.

Sair da versão mobile