Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão de Trabalho da Câmara aprova reconhecimento da profissão de repentista

Projeto de lei prevê jornada de trabalho equivalente à dos músicosA Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou projeto que regulamenta a profissão de repentista. Ele é definido como o profissional que utiliza as rimas de improviso como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita. São os chamados cantadores, declamadores e escritores de literatura de cordel.

A proposta original estabelecia que apenas artistas registrados em órgãos de classe poderiam apresentar-se em espetáculos públicos. A exigência foi retirada pela relatora, deputada Gorete Pereira (PR-CE), que apresentou o substitutivo ao projeto.

A partir da entrada e vigor da nova lei, a profissão de repentista passa a constar da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A jornada de trabalho será equivalente à dos músicos. A norma define que a duração normal de apresentação de músicos não pode exceder cinco horas, tempo em que se incluem os ensaios. Exceções estão previstas em casos de festejos populares e serviço de interesse nacional, quando a jornada poderá chegar a sete horas.

O projeto tramita em caráter conclusivo e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, não precisará ser votado em Plenário.

Sair da versão mobile