Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Companhia aérea testa bioquerosene a partir de cana em avião

Novo combustível seria alternativa aos materiais convencionais, derivados do petróleoA companhia Azul Linhas Aéreas realizou, nesta terça, dia 19, um voo experimental utilizando bioquerosene produzido à base de cana-de-açúcar. Este foi o primeiro projeto da empresa utilizando este tipo de combustível renovável. O jato da Embraer partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), com destino ao Rio de Janeiro. O projeto, denominado Azul mais Verde, foi realizado em parceria com a empresa norte-americana Amyris de produtos renováveis. Segundo o presidente da companh

O diretor de Relações Institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, explica que a ideia é acelerar a introdução de um combustível renovável capaz de reduzir as emissões de gases que provocam efeito estufa, gerados pela aviação. O avião utilizado para o teste desta terça não sofreu alterações no motor para receber o biocombustível, conforme a Embraer. Foram realizados testes durante três anos.

Para o trajeto de Campinas ao Rio de Janeiro, foram utilizados 4,5 mil litros de bioquerosene misturados com querosene de aviação comum, em proporção de 50%. Segundo Febeliano, o valor de produção do novo combustível é compatível ao do querosene utilizado atualmente. Já sobre as oscilações no cultivo de cana-de-açúcar, o presidente da Amyris afirma que a produção em larga escala é a principal barreira para o uso comercial do bioquerosene.

Sair da versão mobile