Companhia de alimentos Kraft corta 1,6 mil postos e eleva expectativa de lucro

Motivo das demissões é a separação entre as operações voltadas ao varejo na América do Norte e os negócios globais de petiscosA companhia norte-americana de alimentos Kraft Foods elevou, nesta terça, dia 17, a estimativa para seus resultados no ano de 2011 e revelou o plano de cortar cerca de 1,6 mil postos de trabalho na América do Norte durante 2012. O motivo das demissões é a separação entre as operações voltadas ao varejo na América do Norte e os negócios globais de petiscos, criando duas companhias distintas de capital aberto.

A Kraft espera registrar lucro operacional de pelo menos US$ 2,28 por ação, com crescimento orgânico da receita de 6,5%. Em novembro, previa lucro operacional de pelo menos US$ 2,27 e crescimento orgânico da receita de 6%.

A companhia afirmou que os cortes de postos de trabalho resultam de um realinhamento em sua organização de vendas nos Estados Unidos, da consolidação de centros de gerenciamento no país e da racionalização de unidades corporativas e de negócios. Cerca de 40% dos cortes são parte do realinhamento das vendas nos Estados Unidos e aproximadamente 20% refletem posições que atualmente estão abertas.

As operações com petiscos terão um modelo de entrega direta nas lojas, de modo que a maioria dos funcionários que atuam nas vendas no varejo dos Estados Unidos migrará para a região América do Norte da companhia global de petiscos.

A companhia voltada ao varejo da América do Norte se reorganizará nos Estados Unidos. A agência Acosta Sales & Marketing se tornará parceira da Kraft para redes de venda em mercearias e no varejo de massa, enquanto a Crossmark continuará apoiando as redes de lojas de conveniência.

Quando as duas companhias finalmente se separarem, o que está previsto para este ano, os centros de gerenciamento nos Estados Unidos passarão de quatro para apenas dois. As operações com bebidas da unidade de Tarrytown (Nova York) e com a marca Planters, em East Hanover (Nova Jersey), serão realocadas para a área de Chicagoland (região metropolitana de Chicago) até dezembro. A futura companhia global de petiscos também terá sua sede na área de Chicagoland.