Companhia de alimentos Ralcorp compra unidade de massas da Sara Lee nos EUA por US$ 545 milhões

Acordo expande a atuação da Ralcorp em uma nova categoria de alimentos de marca própriaA companhia norte-americana de alimentos Ralcorp Holdings anunciou nesta terça, dia 9, a compra de uma unidade da Sara Lee de massas refrigeradas para a América do Norte, por US$ 545 milhões. O acordo expande a atuação da Ralcorp em uma nova categoria de alimentos de marca própria, uma indicação de que a companhia deve preferir uma cisão de sua empresa Post Foods do que ser adquirida pela ConAgra, que ofereceu US$ 4,9 bilhões pela Ralcorp.

O acordo entre Ralcorp e Sara Lee pode fazer com que a ConAgra tenha de esperar a cisão para adquirir apenas as operações da Ralcorp com marcas próprias.

? Sem dúvidas, a Ralcorp está aumentando o nível de exigência novamente com o anúncio da aquisição, forçando a ConAgra a agir agora para elevar sua oferta pela companhia ? afirmou o analista Christopher Growe, da corretora Stifel Nicolaus.

Executivos da Ralcorp, em conferência com analistas de Wall Street, traçaram novas medidas antes de uma cisão, inclusive o estabelecimento de equipes de gerenciamento e o planejamento de novos produtos e de marketing, para fortalecer as operações da Post. A Ralcorp já recusou a oferta de US$ 4,9 bilhões feita pela ConAgra e, no mês passado, anunciou o plano de separar a Post, abrindo seu capital. A ConAgra não revisou a oferta, pela qual pagaria US$ 86 por ação.

A Ralcorp registrou queda de 47% no lucro do terceiro trimestre fiscal de 2011, para US$ 28,3 milhões, ou US$ 50 por ação. A Sara Lee confirmou a venda da unidade de massas refrigeradas para a Ralcorp Frozen Bakery Products, subsidiária da Ralcorp Holdings. Espera-se que a transação seja concluída até o fim de 2012.

Em maio, a Sara Lee afirmou que estava avaliando opções estratégicas para seus negócios.

? A venda para a Ralcorp é um outro passo da Sara Lee, enquanto continuamos nos preparando para nossa separação em duas companhias de capital aberto. Será melhor permitir que nossos negócios norte-americanos se concentrem em seus produtos de carnes e sobremesas congeladas de marca própria e no estabelecimento de uma plataforma para um futuro forte e independente ? disse o executivo-chefe Marcel Smits.

A unidade vendida, com atividades em Forest Park (Georgia) e Carrollton (Texas), gerou receita superior a US$ 300 milhões no ano fiscal 2010.