Companhias de ração da China avaliam preço externo do milho para importar

País asiático se tornou um importador líquido do cereal em 2010 e viu um aumento de 11,5% nas compras, totalizando 1,7 milhão de toneladas em 2011Algumas companhias chinesas de ração assinaram contratos para importar milho dos Estados Unidos, diante dos elevados preços domésticos, e muitas estão considerando fazer o mesmo em breve. Segundo traders e analistas, trata-se de uma indicação do "inevitável" aumento das importações de milho em 2012 se os preços permanecerem altos no mercado interno chinês.

 – Muitas indústrias privadas estão pesquisando preços e algumas delas assinaram acordos de compra – afirmou o analista da consultoria de commodities Shanghai JC Intelligence. Entretanto, sem detalhar, ele disse que os acordos são pequenos.

Os principais importadores de milho da China são as estatais Cofco Group e China Grain Reserve Corp, também conhecida como Sinograin. Um trader de milho disse que elas ainda não entraram no mercado para importar neste ano.

No sul da China, maior região consumidora da commodity, os preços do milho subiram mais de 10% neste ano, para algo entre 2.520 e 2,540 yuans por tonelada. O milho importado dos Estados Unidos está um pouco mais barato, custando cerca de 2.520 yuan a tonelada, entregue nos portos da China.

A China se tornou um importador líquido do cereal em 2010 e viu um aumento de 11,5% nas compras, totalizando 1,7 milhão de toneladas em 2011. Os Estados Unidos responderam por 96%. Em janeiro, a China comprou 751 mil toneladas de milho, sendo 99% dos Estados Unidos. As informações são da Dow Jones.