Complexo Intermodal de Rondonópolis é inaugurado em Mato Grosso

Terminal da empresa começa a operar com capacidade de carregamento de 120 vagões graneleiros, a cada três horas e meiaA América Latina Logística inaugurou nesta quinta, dia 19, seu terminal no Complexo Intermodal de Rondonópolis, em Mato Grosso, e a expansão de 260 quilômetros da sua malha ferroviária no maior corredor de exportações de grãos do país, que vai até o Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

>> Acesse o especial SOS Logística
 
A presidente Dilma Rousseff, que participou do evento, conheceu as instalações do que é considerado o maior Complexo Intermodal de Cargas da América Latina. O complexo tem 385 hectares de área, o equivalente a 900 campos de futebol. O terminal da empresa começa a operar com capacidade de carregamento de 120 vagões graneleiros, a cada três horas e meia. Cerca de outras 20 companhias também vão se instalar no complexo, com investimento perto de R$ 700 milhões nos próximos cinco anos
 
A capacidade de escoamento de grãos passa de 12 milhões de toneladas por ano, para 17 milhões de toneladas. Em seu discurso, a presidente Dilma falou sobre os investimentos federais em infraestrutura, e garantiu não medir esforços para melhorar a situação das vias de escoamento da produção agrícola.

A obra, que custou R$ 800 milhões teve início em 2009 e mobilizou as lideranças de Mato Grosso. O ministro dos transportes, César Borges, anunciou no evento a duplicação da BR-163 entre a divisa de Mato Grosso do Sul e Sinop. A rodovia é uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola da região Centro-Oeste. Nesta quinta foi assinada a ordem de serviço para o trecho de 70 quilômetros entre Jaciara e São Vicente.