O presidente da entidade, Bill Buffard, não descarta envio de cartas expressando a mesma objeção para o Congresso norte-americano. Ao saber da posição dos pecuaristas, o porta-voz da JBS USA, Chandler Keys, afirmou que a companhia também submeterá uma carta à Justiça para obter um parecer sobre o negócio antes da decisão da Corte de Falências do Texas, na qual a Pilgrim’s iniciou o pedido de concordata em 2008. Keys avalia que a decisão da corte deve sair em dezembro.
? Não acredito que o negócio será um problema (para a Justiça), pois não estamos envolvidos na indústria de aves ? afirmou Keys.
Com a compra, a JBS USA será a titular de 64% do capital social da Pilgrim’s. O negócio de US$ 2,8 bilhões irá permitir que a processadora de aves, em concordata, efetue o pagamento aos credores.
A decisão final relacionada à processadora de aves será tomada em três instâncias. Primeiro, a Corte de Falências delibera se a compra poderá ser efetuada. Depois, os acionistas da Pilgrim’s são ouvidos e, na sequência, o Departamento de Justiça emite o parecer com base em uma análise antitruste.