Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Compra de terra por estrangeiro terá limite de três mil hectares

Proposta de projeto de lei estabelece novos limites em módulos fiscaisSerá de 30 quilômetros quadrados (três mil hectares) a extensão máxima de terras que empresas com capital estrangeiro poderão comprar ou arrendar no Brasil, segundo proposta em debate no governo. O objetivo é tentar frear o avanço de investidores externos em negócios com imóveis rurais no país. Os limites da lei serão mais rigorosos na Amazônia.

Proposta de projeto de lei estabelece novos limites em módulos fiscais – medida que varia, conforme o município, entre cinco e cem hectares. Pessoas físicas poderão ter até 15 módulos fiscais, sem precisar de aval prévio do Congresso Nacional. Pessoas jurídicas – inclusive empresas brasileiras com controle de capital ou gestão em mãos de estrangeiros – poderão comprar ou arrendar até 30 módulos, em áreas contínuas ou não.

A proposta foi elaborada por um grupo de trabalho coordenado pela Advocacia-Geral da União no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Integrado também pelo Gabinete de Segurança Institucional e pelos Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Agrário, o grupo chegou a cogitar a edição de uma medida provisória. Porém, a campanha eleitoral deixou o assunto em suspenso na agenda do governo.

A atual presidente Dilma Rousseff, na época chefe da Casa Civil, recebeu cópia da proposta. Depois de assumir a Presidência, ainda não indicou quando o texto irá ao Congresso. O atual governo mantém a avaliação de que a compra e o arrendamento de terras continuam crescendo e fogem ao controle dos cadastros oficiais.

Sair da versão mobile