Compras de citrus no spot ganham ritmo, de acordo com Cepea

Levantamento do órgão indica que interesse da indústria, no momento, se restringe à laranja peraAs compras da indústria de citrus na modalidade spot ganharam ritmo nos últimos dias, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo o órgão, mais uma grande processadora do Estado de São Paulo teria aberto as aquisições no portão. No entanto, essas compras seriam pontuais e o fechamento de novos contratos para a safra 2012/2013 que contemplem volumes elevados de laranja permanece incerto. O interesse da indústria estaria restrito à pera.

Quanto à demanda internacional pelo suco, também não há certeza, conforme o Cepea. Não se sabe quando os envios aos Estados Unidos serão normalizados, devido à restrição imposta em função dos resíduos de carbendazim no produto. Já a União Europeia continua enfrentando os impactos da crise econômica, o que tem afetado a demanda pelo produto.

O Cepea acrescenta que a produção na temporada 2012/2013 deve ser alta. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a previsão é de que sejam colhidas 365 milhões de caixas no Estado.