Compromisso Nacional vai reconhecer empresas do setor sucroenergético que adotam melhores práticas trabalhistas

Desde 23 de agosto empresas de auditoria credenciadas estão autorizadas a realizar o processo de verificaçãoA padronização das melhores práticas trabalhistas no setor sucroenergético conquistou um novo patamar com o início das verificações do cumprimento do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar, firmado em 2009 entre empresários, trabalhadores e o governo.  Desde 23 de agosto, empresas de auditoria devidamente credenciadas para a tarefa estão autorizadas a iniciar o processo de verificação, nas usinas signatárias, das práticas adotadas pelo Compromisso.

Após a verificação de cada empresa, ficando comprovado o cumprimento dos termos do Compromisso, a empresa receberá um selo e terá seu nome inserido em uma lista positiva, que ficará disponível no site da Secretaria-Geral da Presidência da República. Os detalhes sobre o selo ainda estão sendo definidos pelos representantes dos trabalhadores, empresários e governo federal que desenvolveram e hoje administram o Compromisso.

Desenvolvido e lançado em 2009, por iniciativa do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Compromisso Nacional é um acordo tripartite envolvendo empresários do setor sucroenergético, representados pela Unica, trabalhadores representados pela Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e o governo federal.

O Compromisso define práticas trabalhistas já adotadas por empresas do setor, que vão além dos padrões determinados por lei. O objetivo é disseminar a adoção dessas práticas, contribuindo para o aprimoramento contínuo dos padrões trabalhistas do setor sucroenergético.