Comunidade de Água Branca realiza Festa do Mel a partir deste domingo

Produto gera trabalho e renda, movimentando a economia no município, que fica no Médio Sertão ParaibanoCom excelente qualidade, aos poucos o mel vem sendo incorporado aos hábitos alimentares dos brasileiros, além de abrir espaço importante na economia local, gerando trabalho e renda para comunidades como a de Lagoinha,  localizada no município de Água Branca (PB). Com produção de 3 mil kg de mel/ano os apicultores do município procuram novas formas de colher um produto de qualidade cada vez mais alta na Região.

Nessa perspectiva de produção, as capacitações técnicas e o apoio à apicultura no Médio Sertão Paraibano vem abrindo espaço importante no mercado consumidor. Observando as propriedades terapêuticas do mel, suas vantagens e aceitação do produto, que passou a fazer parte da dieta dos brasileiros, a comunidade realizará a partir deste domingo, dia 7, até o dia 13 a III Festa do Mel.

Durante o evento serão realizados cursos, palestras, oficinas, aulas de campo, além da programação cultural com shows musicais.

? Uma novidade que estamos levando para a comunidade é o Curso de Atendimento com Qualidade e o Curso de Gastronomia com Mel. Será uma semana de capacitações inteiramente voltada aos apicultores de Água Branca e região ? relata Sônia Martins, gestora do Projeto Apicultura Sustentável no Médio Sertão Paraibano, desenvolvido pelo Sebrae na Paraíba.

Segundo José Aldo Pereira, presidente da Associação dos Apicultores de Água Branca, as expectativas da festa do mel são as melhores, com possibilidade de projetar para o comércio o mel produzido no Médio Sertão.

? Queremos, neste momento,  mostrar nossos produtos e abrir novos mercados consumidores que possam absorver o volume de mel produzido na associação ? diz Aldo.

Para Aldo Nunes, gerente da Agência Sebrae de Patos, a expectativa é que a III Festa do Mel traga um mix de ações que gerem conhecimento para a comunidade.

? Buscamos ressaltar a troca de conhecimentos por meio de palestras, capacitações e ferramentas que possam agregar valor à atividade ? afirma o gerente.

A III Festa do Mel é uma realização da Associação dos Criadores de Abelhas de Água Branca e Região/PB em parceria com Vencer Juntos Paróquia de Água Branca, Prefeitura Municipal, Assessoria Jurídica da Câmara dos Vereadores, STR Água Branca, Banco Nordeste, Comércio Local, Emater-PB e Sebrae na Paraíba.

Doce e terapêutico

O mel possui muitas propriedades terapêuticas, dentre as quais podemos citar o seu poder anti-séptico e demulcente, que faz desse alimento um excelente cicatrizante. O produto, com suas propriedades naturais, é atualmente utilizado em cosméticos para tratamento da pele, podendo ser aplicado em queimaduras e feridas.

Segundo documentos históricos entre as nações antigas, os egípcios foram os primeiros a desenvolver a apicultura, com a descoberta de potes de mel cristalizados com idade de mais de 3 mil anos em seu território. Outro povo considerado pioneiro no cultivo do mel são os gregos, que consideravam as abelhas insetos úteis e suas colméias modelos de organização social.