Comunidade de Jarinu, São Paulo, aproveita culinária de São João para celebrar Festa do Morango

Festas, que ocorrem na mesma época do ano, são comemoradas juntas na cidadeComeça nesse sábado, dia 25, no município de Jarinu, interior paulista, a Festa do Morango 2011. A região é um dos maiores polos produtores da fruta em São Paulo, com uma produtividade que chega a 800 gramas por pé de morango. O evento ocorre bem na época das festas juninas e, por isso, a comunidade deu um jeito de unir as duas comemorações.

A qualidade e o tamanho das frutas impressionam. Os morangos produzidos nas cidades de Jarinu e Atibaia são cartões de visita.

? Quando você chega com um morango da região, todo mundo quer comprar ? disse Sebastião Silvério de Oliveira, produtor rural.

Oliveira cultiva quatro hectares da fruta, são 450 mil pés e uma produção de 160 toneladas. A colheita começou em maio e vai até novembro. A qualidade, segundo ele, está melhor este ano em função do clima que vem colaborando. O difícil é se livrar da concorrência desleal.

? Todo mundo que vende morango em São Paulo mente que é da nossa região ? falou Sebastião Silvério de Oliveira.

Para unir a Festa do Morango com a festa junina, Francisca Gonçalves de Araújo inventou o quentão de morango. A idéia deu certo. Na receita, morango, açúcar, gengibre, cravo, canela e cachaça. Para aprimorar o cardápio, Francisca aposta ainda na tapioca, que também tem a fruta no recheio.