Comunidades rurais do Maranhão recebem 22 bibliotecas

Programa Arca das Letras já distribuiu mais de 8,4 mil unidadesO Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega mais 22 bibliotecas para comunidades rurais dos municípios maranhenses de Santa Luzia e de Pedreiras.

Em Santa Luzia do Maranhão serão capacitados 34 agentes de leitura para cuidarem de 17 bibliotecas. A oficina de formação ocorrerá no dia 28 de junho. Será feita a diplomação dos agentes e a entrega oficial das bibliotecas pelas autoridades locais e dos governos estadual e federal presentes.

No município vivem mais de 74 mil habitantes, sendo que cerca de 50 mil na zona rural. Eles terão acesso às bibliotecas pela primeira vez. As atividades agrícolas de Santa Luzia baseiam-se na produção de subsistência com o cultivo de arroz, milho, mandioca, feijão, abóbora e fava.

As bibliotecas rurais do programa Arca das Letras também chegam pela primeira vez em Pedreiras no dia 29, onde serão formados dez agentes de leitura e entregues cinco bibliotecas em solenidade no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Cultura

Desde 2003, quando foi criado, o programa Arca das Letras já distribuiu mais de 8.400 bibliotecas em comunidades de agricultura familiar, de remanescentes de quilombos, assentamentos da reforma agrária, áreas indígenas e em colônias de pescadores de todos os Estados do Brasil. Foram colocados à disposição das famílias do campo mais de dois milhões de livros que contribuem para o lazer, o entretenimento e para o desenvolvimento da educação e do trabalho.

As comunidades beneficiadas pelo programa Arca das Letras recebem bibliotecas com mais de 200 livros de literatura infantil e juvenil, além de  técnicos e didáticos. Todos os livros recebidos pelas comunidades atendem às necessidades dos moradores. As bibliotecas são implantadas para incentivar  a leitura, melhorar a educação nas comunidades e ajudar os moradores nas atividades agrícolas.

No Maranhão, o Programa Arca das Letras já implantou 425 bibliotecas em 109 municípios, beneficiando mais de 40 mil famílias. As bibliotecas são administradas por mais de 850 agentes de leitura, voluntários, moradores das comunidades, que recebem formação para  incentivar a leitura e a cultura nas comunidades rurais.