Conab apóia comercialização de mais de 200 mil toneladas de alimentos

Agricultores, cooperativas rurais e empresas cadastradas em bolsas de mercadorias podem participarTrês leilões de apoio à comercialização de 204 mil toneladas de alimentos serão realizados pela Companhia Nacional de Alimentos (Conab), nesta semana. Está prevista a oferta de contratos públicos de opção de venda para 100 mil toneladas de trigo, contratos privados de opção de venda para 50 mil toneladas de milho e Prêmios de Risco para Aquisição de Produtos (Prop) para 54 mil toneladas de milho. Podem participar agricultores, cooperativas rurais e empresas cadastradas em bolsas de mercadorias.

As rodadas de milho ocorrerão terça e sexta, dias 9 e 12, respectivamente. Na terça, a Conab ofertará 1.856 contratos (de 50 mil toneladas) para produtores da região norte do Mato Grosso, com vencimento no dia 6 de outubro e preço de exercício de R$ 6,4 mil. Na sexta, dois mil contratos (54 mil toneladas) de milho serão leiloados pelo Prop.

Para o mercado de trigo, as operações ocorrem na quinta, dia 11. Serão 3.704 contratos de opção de venda para os agricultores do Paraná, o equivalente a 100 mil toneladas (27 toneladas por contrato). Os contratos funcionam como uma compra antecipada. O governo federal se compromete a adquirir o produto em 31 de março de 2009 por R$ 14.310.