Poderão participar do leilão os interessados que estiverem devidamente cadastrados perante a bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação. Também é necessário estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi).
De acordo com o gerente da área de comercialização de estoques da Conab, Elias Camargos, o leilão não tem relação com a regulação do abastecimento ou o preço do produto.
? É uma forma de evitar maiores custos com a doação do produto, que está para vencer no final do ano ? explica Camargos.
O pêssego foi adquirido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). No entanto, o saldo foi superior à demanda e, então, parte foi destinada à doação e o excedente será colocado à venda nesta terça-feira.
? Espero que seja o primeiro de vários outros produtos oriundos da agricultura familiar que serão leiloados. A nossa intenção é abrir um canal de comercialização para o setor ? explicou Paulo Coutinho, gerente de Agricultura Familiar da Conab.