Conab confirma leilões de trigo para a próxima sexta

Serão disponibilizadas 360 mil toneladas do cereal para escoamentoA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta sexta, dia 3, os editais para realização de leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) para 360 mil toneladas de trigo na próxima sexta, dia 10.

Serão 245 mil toneladas para escoamento ao Norte e Nordeste e/ou mercado externo – 80 mil toneladas do Paraná, 155 mil toneladas do Rio Grande do Sul e 10 mil toneladas de Santa Catarina. No leilão do dia 27 haviam sido 270 mil toneladas para esses destinos.

Já o PEP exclusivo para o mercado interno – exceção do Estado onde é produzido o trigo – contemplará 80 mil toneladas (ante 90 mil na operação anterior), sendo 40 mil toneladas do Paraná, 25 mil toneladas do Rio Grande do Sul, 10 mil toneladas de Santa Catarina e cinco mil toneladas de São Paulo.

Por fim, o Pepro seguirá com oferta de 35 mil toneladas, sendo 10 mil toneladas do Paraná, 10 mil toneladas do Rio Grande do Sul, 10 mil toneladas de São Paulo e cinco mil toneladas de Santa Catarina. Com esses leilões a Conab visa a estimular a comercialização da safra nacional de trigo. Os prêmios reduzem os custos da indústria com frete.