Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PREÇO MÍNIMO

Conab fará leilão para escoar 3,53 mil toneladas de borracha

Os produtores que comprovarem a venda e o escoamento da borracha natural para a usina de beneficiamento ou comerciantes serão elegíveis para participar do leilão de Pepro

borracha natural
Foto: Agência Brasil

Produtores de borracha natural receberão apoio para o escoamento de 3,53 mil toneladas do produto da safra 2023/24.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) na próxima quarta-feira (11).

O leilão beneficiará produtores rurais e cooperativas da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins.

Os produtores que comprovarem a venda e o escoamento da borracha natural para a usina de beneficiamento ou comerciantes serão elegíveis para participar do leilão de Pepro.

O programa oferece uma subvenção econômica (prêmio) aos produtores, que será calculada com base na diferença entre o valor do preço mínimo estipulado pelo governo federal e o valor do prêmio arrematado no leilão.

Os limites de negociação variam de acordo com o estado de origem do produto. Goiás e Tocantins terão um limite de até 4 mil quilos por participante, enquanto Minas Gerais e Mato Grosso do Sul têm limite de 3 mil quilos. Produtores do Paraná poderão negociar até 2 mil quilos, enquanto os estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso e São Paulo têm um limite de 1 mil quilos.

Para participar do leilão, os produtores devem atender algumas exigências, incluindo inscrição na Bolsa de Mercadorias em que pretendem atuar, situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab, no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN), cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) da Conab e situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), na Fazenda Federal e na Seguridade Social, entre outras.

Essa iniciativa foi autorizada pela Portaria Interministerial nº 11, de 28 de agosto de 2023, que definiu recursos de até R$ 70 milhões para o escoamento da safra 2023/2024 de borracha natural, originada nos estados especificados e com destino a qualquer localidade do Brasil. A implementação desse incentivo será realizada por meio de leilões públicos, como o Pepro programado para a próxima semana.

Sair da versão mobile