Conab faz leilão de PEP de milho na próxima semana

Serão ofertadas um milhão de toneladas do cerealA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, na próxima quinta, dia 27, leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) de um milhão de toneladas de milho.

Os produtos são originários dos Eestados de Mato Grosso (600 mil toneladas), Mato Grosso do Sul (80 mil toneladas), Goiás/Distrito Federal (130 mil toneladas), Minas Gerais (70 mil toneladas) e Paraná (120 mil toneladas).

As operações serão realizadas por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) da Conab. No leilão será disputado um prêmio, cujo valor inicial varia de R$ 2,52 a R$ 6,84 por quilo de produto, dependendo do Estado.

Podem participar do leilão avicultores, suinocultores e fabricantes de ração e de insumos, indústrias de alimentos e comerciantes. O escoamento do produto adquirido deve contemplar a região norte de Minas Gerais e os Estados do Espírito Santo, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pará, Acre, Roraima e Amapá, além do mercado externo. O arrematante terá a compra limitada a mil toneladas por produtor.

A Diretoria de Operações e Abastecimento da Conab (Dirab) adianta que novos leilões podem ser realizados nas semanas seguintes, o que depende dos resultados obtidos nesta operação e da avaliação conjunta realizada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Conab e a cadeia produtiva.