Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conab fiscaliza estoques públicos de grãos em 4 estados e no DF

Equipes devem vistoriar 57 armazéns públicos e privados com mais de 690 mil toneladas de arroz, milho, feijão, trigo, café, farinha e fécula de mandioca

Fonte: Reprodução/Canal Rural

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começa nesta segunda, dia 12, a fiscalizar estoques públicos nos estados de Sergipe, Bahia, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Em nota, a estatal informa que as equipes devem vistoriar 57 armazéns públicos e privados com mais de 690 mil toneladas de arroz, milho, feijão, trigo, café, farinha e fécula de mandioca. Os fiscais observarão as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados. Os trabalhos desta 7ª etapa de fiscalização termina no dia 30 de setembro.

De acordo com a Conab, já foram inspecionadas 4,172 milhões de toneladas de produtos em 495 armazéns do País. “Nas seis etapas anteriores, 122 técnicos da Companhia apuraram 3.704 toneladas de perdas, 31.777 toneladas de desvios, 1.338 kg fora do tipo e desclassificação de 1.120 kg de café”, diz. 

No caso das perdas, os armazenadores responsáveis terão que ressarcir a estatal. Já no caso da perda de qualidade do café, será aberta sindicância para apurar os motivos da desclassificação do produto. Os desvios são informados ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

Ainda conforme a nota, os fiscais da Conab inspecionarão 48 beneficiários do Programa de Vendas em Balcão nos Estados da Bahia, Sergipe e Goiás. Além disso, farão o cadastramento de armazéns nos quatro estados que serão fiscalizados e também no Distrito Federal. 

Sair da versão mobile