O administrador e economista Asdrúbal Silva de Oliveira é o superintendente da unidade recém-criada. Ele tomará posse na próxima segunda, dia 18, às 10h, durante reunião no auditório do Macapá Hotel. Segundo ele, alguns dos desafios à frente do cargo são a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar no Estado e do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), ambos executados pela Companhia.
? A idéia é criarmos convênios com outros órgãos públicos, de forma a melhorar o atendimento ao produtor rural e à sociedade macapaense ? destaca.
As operações da estatal no Amapá estavam vinculadas à Superintendência do Pará. Ainda sem sede própria, as atividades em Macapá serão executadas, provisoriamente, em um escritório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, cedida pelo governo.
? Vamos agora discutir um projeto de construção de um armazém e de um imóvel, onde montaremos a sede definitiva ? diz o superintendente.
Segundo ele, a equipe também deverá receber reforço, com a transferência de empregados dos Estados do Amazonas e do Pará.
Atualmente, o Estado possui seis contratos do PAA, na modalidade compra com doação simultânea, que beneficiam cerca de nove mil pequenos agricultores e entidades sociais. Os principais produtos comercializados são açaí, mel, aves e suínos, hortaliças e frutas.
Em 2008, os investimentos deste programa no Amapá chegaram a quase R$ 300 mil. O mesmo valor foi investido, em anos anteriores, na formação de estoques de agricultores familiares, extrativistas de castanha-do-brasil.