Após o levantamento, a estatal vai divulgar também a quantidade exata de armazéns no Estado, que já ultrapassa cinco mil unidades. Atualmente, este número é de 4.081 armazéns, com capacidade estática de 22.144.963 toneladas ou 17,84 % do total no país.
Para o diretor de Gestão de Estoques da Conab, Rogério Colombini, o sucesso dessa empreitada depende do apoio dos proprietários, gerentes e administradores dos armazéns, e das informações precisas. De acordo com o diretor, a atualização do cadastro vai fortalecer a política de formação de estoques estratégicos de alimentos do país.
Esta operação, chamada de Censo 2008, teve início em maio deste ano no Distrito Federal. Os técnicos da Companhia visitam unidades armazenadoras para avaliar a localização do imóvel e suas características técnico-operacionais. É verificada também a importância dos armazéns para o desenvolvimento da produção agrícola. O cadastramento, regulamentado pela Lei 9.973/2000 e Decreto 3.855/2001, é obrigatório para todo o setor de armazenagem dos produtos agropecuários.