Conab inicia nova etapa de fiscalização de estoques públicos

Operação acontece até 4 de novembro em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Fonte: Conab/Reprodução

Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul recebem a partir desta segunda, dia 17, a 8ª etapa de fiscalização de estoques públicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A operação acontece até o dia 4 de novembro

Nesta rodada, os técnicos da Conab esperam vistoriar 60 armazéns públicos e privados com mais de 217 mil toneladas de grãos como arroz, milho, feijão e trigo, farinha e fécula de mandioca e café. Os fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade dos estoques armazenados.

Este ano, já foram inspecionadas 4,94 milhões de toneladas de produtos, em 569 armazéns em todo o país. Nas etapas anteriores, 141 técnicos da Companhia apuraram 3,08 mil toneladas de perdas naturais, 65,73 mil toneladas de desvios, 1,33 mil toneladas fora do padrão.  Também foram desclassificadas, por perda de qualidade, 31,13 mil t de café e feijão.

Em todos os casos, os armazenadores responsáveis terão que ressarcir a estatal, conforme contrato de perda zero assinado entre as partes. Os desvios são informados ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

Os fiscais da Conab aproveitarão a operação para fazer também o cadastro de novos armazéns nos estados visitados.