O objetivo é ampliar a capacidade de estocagem de grãos e garantir maior eficiência dos mecanismos de comercialização. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Wagner Rossi, ao Canal Rural nesta quinta, dia 12.
Segundo ele, a construção de um silo em Uberlândia, com capacidade de armazenar 100 mil toneladas, será retomada em junho. O investimento previsto é de R$ 39 milhões.
? Será o segundo maior centro de armazenagem de estoques públicos no Brasil. O primeiro é em Ponta Grossa, no Paraná. Pela posição estratégica de Uberlândia, a logística irá melhorar muito ? diz Rossi.
Para o presidente da Conab, resolver o problema de armazenagem vai permitir que o governo consiga incrementar os estoques públicos. Ele garante que esta será uma das prioridades, pois se trata de um instrumento para assegurar a renda aos produtores e regular preços ao consumidor.
Rossi acredita que os recursos para o próximo plano agrícola e pecuário cheguem a R$ 100 bilhões, para suprir a escassez de crédito provocada pela crise econômica, e afirma que a comercialização terá uma atenção especial, sendo os produtores de algodão, café, milho e alimentos básicos os mais beneficiados. Ele adiantou ainda que o governo poderá fazer um bom reajuste no preço mínimo do trigo para estimular a produção do cereal.
? Eu acho que o trigo terá uma consideração grande, mas todos os preços mínimos são revistos anualmente e nós esperamos que eles cada vez mais se aproximem de custos de produção reais ? completa Rossi.