As outras 90 mil toneladas serão ofertadas por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) para Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Distrito Federal, de acordo com Aviso nº 195/2010.
Até o momento, o Ministério da Agricultura já apoiou a comercialização de 10 milhões de toneladas do grão, o que representa cerca de 20% da safra 2009/2010. Desde o primeiro leilão, realizado em 25 de maio, os preços do milho subiram de 4% a 5%.
O PEP é um prêmio concedido ao arrematante que adquire e transporta o produto especificado pelo governo federal para regiões deficitárias pré-determinadas em edital. O produto, com valor fixado pelo preço mínimo, deve ser adquirido diretamente do produtor rural ou sua cooperativa.
O Pepro é uma subvenção econômica (prêmio) concedida ao produtor rural ou sua cooperativa, desde que se disponham a vender o produto pela diferença entre o valor de referência estabelecido pelo governo federal (preço mínimo) e o valor do prêmio arrematado em leilão.