O Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) negociará 3,2 mil toneladas de sisal bruto da safra 2010/2011 ? três mil toneladas da Bahia, 150 toneladas da Paraíba e cem toneladas do Rio Grande do Norte. O prêmio deste ano será pago ao participante que comprovar a compra da fibra de produtor rural e/ou de sua cooperativa por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal. O destino poderá ser qualquer localidade do país, exceto os Estados produtores (BA, PR e RN). Este é o 9º leilão do ano, que já registra mais de 20 mil toneladas vendidas e um gasto total de R$ 7,7 milhões.
No caso do milho, serão duas operações de Valor de Escoamento de Produto (VEP), com a venda total de 53,2 mil toneladas de grãos de Mato Grosso. Poderão participar do leilão avicultores, suinocultores, bovinocultores de leite, cooperativas de criadores de aves, de suínos e de bovinos de leite, indústrias de ração (para avicultura e suinocultura) e de insumo para ração animal. Estas devem ser provenientes das regiões Norte, Nordeste, norte do Estado de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Este ano já foram vendidas mais de 207 mil toneladas de grãos.
O Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) é o valor concedido pelo governo à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento. Este instrumento desonera o governo da obrigatoriedade de comprar e estocar o produto.
O Valor de Escoamento de Produto é um leilão de venda de estoque público. Neste caso, o governo paga um determinado valor ao produtor para que o produto seja escoado para uma região com dificuldade de abastecimento.