Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conab prevê colheita de 49 milhões de sacas de café em 2013

Resultado é 3,3% inferior ao contabilizado no ano anterior; recuo se deve ao ciclo de baixa bienalidadeA quarta estimativa de safra de café, divulgada nesta sexta, dia 20, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirma que, este ano, o Brasil deverá colher 49,15 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado (arábica e robusta). O resultado representa uma redução de 3,3%, se comparado aos 50,83 milhões do período anterior, de alta. A maior redução foi observada no café robusta, que teve queda de 12,95%, seguida pelo arábica, com 0,15%. A estimativa da Conab é superior à do IBGE,

De acordo com a Gerência de Avaliação de Safras da Conab, a redução se deve, sobretudo, ao ciclo de baixa bienalidade. Isso ocorreu na maioria das áreas de café arábica. Outro fator que interferiu na queda foi a continuação do regime de chuvas bastante irregular e a manutenção das altas temperaturas na maioria dos Estados produtores, além de geadas no Paraná.
 
Estimada em 38,29 milhões de sacas, a produção de café arábica corresponde a 77,9% do volume de café produzido no país, e tem como maior produtor o Estado de Minas Gerais, com 27,38 milhões de sacas. Já a produção do robusta, contabilizada em 10,86 milhões de sacas, representa 22,1% do total nacional e tem como maior produtor o Espírito Santo, com 8,2 milhões de sacas.

Em relação à área plantada no país, a cultura do café totaliza 2,31 milhões de hectares, 0,76% inferior à safra passada, com uma redução de 17,75 mil hectares. Em Minas Gerais, está concentrada a maior área plantada, de 1,23 milhão de hectares, predominando a espécie arábica com 98,7% no Estado. A área total estadual representa 53,29% da área cultivada com café no país.
 
O estudo confirma também a tendência de redução na diferença entre a alta e a baixa bienalidade nas últimas safras, em razão da maior utilização da mecanização, aliada às inovações tecnológicas, às exigências do mercado, à qualidade do produto e à boa gestão da atividade.

>> Série Retrospectiva, Perspectiva 2014 relembra ano do setor do café

>> Estudo mostra que café só deu lucro em Luís Eduardo Magalhães (BA)

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile