A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou, nesta sexta-feira, dia 2, editais para a aquisição de gêneros alimentícios. Serão adquiridas 36 toneladas de feijão, 24 mil unidades de óleo de soja, 12 toneladas de macarrão, 12 t de flocos de milho, 24 toneladas de farinha de mandioca, 120 toneladas de arroz, 12 toneladas de café torrado e moído, 24 t de açúcar cristal, 12 toneladas de leite em pó integral e 96 mil unidades de sardinha em óleo comestível. O leilão será feito por meio eletrônico, interligado à Bolsa de Mercadorias, no próximo dia 14 de junho.
Quem tiver interesse em vender algum dos produtos para o governo federal deverá estar cadastrado na Bolsa de Mercadorias e em regularidade com o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e a Justiça do Trabalho. O edital traz a lista de documentos necessários e demais regras para a participação.
Os alimentos serão divididos em 12 mil cestas, com 24 kg de alimentos cada, para doação a comunidades ribeirinhas em situação de insegurança alimentar nas cidades de Abaetetuba e Barcarena, no interior do Pará, até dezembro de 2017. As quatro mil famílias de pescadores que serão atendidas na operação estão com dificuldades para exercer sua principal atividade econômica, a pesca, depois que o naufrágio do navio Haidar poluiu as águas da região.
O aporte financeiro para a operação é de R$ 2,24 milhões, assegurados em Termo de Execução Descentralizada (TED) publicado no Diário Oficial da União no último dia 26 de maio. Os recursos são do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).