Segundo a Conab, o método utilizado pela companhia no levantamento do custo de produção permite uma administração mais eficiente das atividades agrícolas. As informações auxiliam na tomada de decisões políticas, administrativas, econômicas, financeiras e operacionais no mercado.
Dados da Superintendência de Informações do Agronegócio (Suinf), responsável pela coordenação do trabalho, indicam que, mesmo com adaptações na metodologia, ocorreram mudanças que impactam os custos de produção agrícola. Entre as alterações registradas estão o desenvolvimento tecnológico das máquinas e implementos, alterações nas relações trabalhistas no meio rural, intensidade e resultados de pesquisas agropecuárias, modificações nos marcos regulatórios de mudas e sementes, além do uso de recursos hídricos, seguro rural e fertilizantes e agrotóxicos.
? Com isso, houve necessidade de revisar e atualizar o método ? explica o superintendente da área, Airton Camargo.
Para elaborar a nova metodologia, resultado de dois anos de pesquisa, a Conab envolveu segmentos, como produtores, entidades representativas da agricultura, fábricas de máquinas e implementos, universidades, centros de pesquisa e administração pública.