A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) finalizou e quitou no fim do mês passado os processos de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) de milho que foram realizados em 2014 em Mato Grosso, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja-MT).
De acordo com a associação, foram emitidos e quitados 2,335 mil documentos confirmatórios de operação (DCOs), num total de R$ 224,8 milhões.
Segundo o coordenador da Comissão de Política Agrícola da associação, Adolfo Petry, a conclusão foi muito mais ágil este ano em razão de esforços feitos em parceria com a Conab para capacitar os produtores e facilitar a requisição dos processos.
– No ano passado, a conclusão dos Pepros de 2013 só aconteceu no fim de dezembro – disse.
Ao longo de 2014, a associação realizou cursos ministrados por técnicos da Conab com dicas e o passo a passo para a elaboração dos processos. A segunda edição do evento será realizada em novembro, ainda sem data definida.
– Não esperamos que vá haver Pepro este ano, nem no ano que vem, mas queremos deixar os produtores bem preparados – afirmou Petry.
Em nota divulgada pela associação, o superintendente regional da Conab em Mato Grosso, Petrônio Sobrinho, afirma que a incorporação de dez novos analistas concursados foi fundamental para fortalecer o trabalho. A equipe de analistas, que somava quatro profissionais, passou para 14.
Atualmente, a Conab trabalha para finalizar os procedimentos das culturas do algodão e da borracha, segundo a Aprosoja.