Conab realiza dois leilões de trigo para evitar carência do produto no período de entressafra

Serão ofertadas mais de 72 mil toneladas do produto em grãos e ensacadoEm duas operações de leilão realizadas nesta quinta, dia 2, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vendeu mais 39.956 toneladas de trigo às indústrias moageiras, para dar continuidade ao combate à carência do produto no mercado, em razão do período de entressafra.

Os dois leilões juntos arrecadaram cerca de R$ 27.912.182,72. Os municípios que comercializaram 100% dos lotes foram, no Paraná, Capitão Leônidas, Cascavel e Ponta Grossa e no Rio Grande do Sul, Muitos Capões e Passo Fundo.

O valor restante do produto, cerca de 32.044 toneladas, será colocado novamente em oferta daqui a 15 dias, somados a mais 50 mil toneladas do produto. O trigo é oriundo dos estoques do governo e está localizado nas unidades da Companhia do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Comercialização

Mesmo com plantio recente, o trigo da nova temporada (2012/13) do Paraná já começa a ser comercializado, diferentemente das safras anteriores. Nas últimas temporadas, era comum uma nova safra somar-se a um bom volume de cereal ainda em estoque e, nesse contexto, a comercialização costumava iniciar-se apenas em agosto.

Segundo pesquisadores do Cepea, o estímulo para os negócios parte de compradores que se deparam com baixa oferta no mercado spot.