Os lotes estão localizados nos seguintes estados de origem: São Paulo (2 mil t), Mato Grosso (400 t), Minas Gerais (250 t), Goiás (200 t), Bahia (150 t), Tocantins (50 t) e Espirito Santo (50 t). Até o momento, foram realizados 9 leilões de Pepro de borracha, totalizando 45 mil toneladas ofertadas e 27 mil toneladas negociadas. O valor das operações foi de R$ 13,239 milhões.
Para receber o prêmio o arrematante deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda e o escoamento de borracha natural exclusivamente para usina de beneficiamento. É necessário que, na data da realização do leilão, os participantes estejam adimplentes no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e tenham cadastro em situação regular no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (SICAF) e na Conab, mediante o preenchimento do Demonstrativo da Lavoura Cultivada.
Pepro
É uma subvenção econômica (prêmio) concedida ao produtor rural e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência estabelecido pelo governo federal e o valor do prêmio equalizador arrematado em leilão, obedecida a legislação do ICMS vigente em cada estado da Federação.
A operação visa a garantir o preço mínimo nos principais meses de produção de borracha (76% do total anual). A entressafra vai de agosto a outubro. A produção brasileira de borracha natural está em torno de 300 mil toneladas. O atual preço mínimo da borracha é de R$ 2/kg. (Com informações da Conab).