Conab realiza três leilões de milho até o final de junho

Um dos objetivos é remover estoques oficiais do Centro-Oeste para atendimento aos produtores atingidos pela seca no NordesteA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia nesta quarta-feira uma série de leilões de milho que se encerra na próxima no dia 27 de junho. Os objetivos são oferecer opções de venda pública de milho, remover estoques oficiais da região Centro-Oeste para os postos de atendimento aos produtores atingidos pela seca no Nordeste e remover o milho do estoque público depositado em armazéns em Minas Gerais.

Nesta quarta-feira, 19, o terceiro leilão de opções de venda pública de milho tem oferta de compra de mais 18.520 contratos, que correspondem a 500.040 toneladas. Mais uma vez a Conab mantém os volumes inalterados, com oferta de 17.780 contratos (480.060 toneladas) para Mato Grosso e outros 740 contratos (19.980 toneladas) para Rondônia. O prazo de vencimento da opção de venda está previsto para dezembro e o preço de exercício é de R$ 15,12/saca. Existe, no entanto, cláusula que prevê desconto para entrega antecipada.

Já na quinta-feira, 20, o leilão será para remoção de milho dos estoques oficiais da região Centro-Oeste para os postos de atendimento aos produtores atingidos pela seca no Nordeste, onde será vendido a preços subsidiados. O leilão desta semana contratará frete para remoção de 12 mil toneladas, dos quais 4,9 mil toneladas para Alagoas; 4 mil toneladas para o Ceará; mil toneladas para o Rio Grande do Norte; e 2,1 mil toneladas para Colatina, no Espírito Santo.

Na próxima, semana, dia 27, a Conab fará outro leilão para remoção de milho do estoque público depositado em armazéns em Minas Gerais, todos lotes com destino a Juiz de Fora (MG). A Conab vai contratar frete para remover 200 mil toneladas de Uberaba, 360 toneladas de Araxá e 1,8 mil toneladas de Centralina.

Clique aqui para ver o vídeo

Agência Estado