Conab visita o Pará para divulgar Política de Garantia de Preços Mínimos

Visitas técnicas divulgam e incentivam extrativistas das cadeias de andiroba e açaí

Entre os dias 19 e 23 de dezembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) visita cidades do interior do Pará para divulgar a Política de Garantia de Preços Mínimos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) para extrativistas das cadeias produtivas de andiroba e açaí.

Nesta fase, o foco é a cadeia produtiva de andiroba, presente nas cidade de Abaetetuba, Colares e Santo Antônio do Tauá. Em Abaetetuba, também será abordada a subvenção para o açaí. O objetivo da Conab é aumentar o número de acessos pelos extrativistas à PGPM-Bio, que garante preço mínimo para 15 produtos da sóciobiodiversidade em todo o Brasil.

Técnicos da Conab visitarão associações, cooperativas e locais de extração do produto, para explicar como funciona a PGPM-Bio e esclarecer dúvidas dos beneficiários do programa. A ação é feita em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário da Casa Civil (Sead), e faz parte de uma ação integrada que a Conab promove em vários estados. No Pará, já foram visitadas as cidades de Belém, Bragança, Mocajuba, São João do Araguaia e São Geraldo do Araguaia.

Por meio da PGPM-Bio, os extrativistas recebem uma subvenção direta quando comprovam a venda da produção por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal. A política assegura renda às populações que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Simultaneamente, fomenta a proteção ao meio ambiente.