Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Concluída a colheita de milho safrinha em Mato Grosso

Produção total do grão somou quase sete milhões de toneladasA colheita do milho safrinha em Mato Grosso teve início nos primeiros dias de junho. Onze semanas depois, os trabalhos estão praticamente concluídos.  As últimas lavouras foram colhidas nas regiões Nordeste, Oeste, Centro-Sul e Sudeste do Estado.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção total do grão somou quase sete milhões de toneladas. A expectativa era de que fossem produzidas pelo menos 600 mil toneladas a mais. Entre os motivos da queda estão a estiagem prolongada e o plantio de cerca de 30% das lavouras fora da janela recomendada.

Para o diretor da central de comercialização de grãos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato), a menor oferta deve manter a tendência de alta nos preços do cereal. João Birkhan explicou que os produtores que fizeram contratos de exportação já estão entregando o milho e que a “sobra”, que geralmente é negociada no mercado interno, ficou menor este ano.

Esta semana, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) previu uma queda de quase 7% nos estoques mundiais de milho, o que deve elevar o preço no Exterior também. Mesmo assim, segundo João Birkhan, parte do grão produzido em Mato Grosso deve continuar no mercado interno porque o preço praticado deve ser melhor.

Sair da versão mobile