Ao contrário das principais regiões produtoras do país, os sojicultores do estado devem alcançar resultados melhores que os registrados na safra 2014/2015.
Suelen Farias | Sorocaba (SP)
A produção de soja em São Paulo caminha bem e já anima os agricultores, que seguem confiantes de que terão uma boa colheita. Diferente de outras regiões do país, os sojicultores do interior do estado estão com as lavouras em melhores condições que no mesmo período da última safra
– Nós percebemos que os agricultores estão mais otimistas, eles têm certeza que vão conseguir se recuperar dos prejuízos da última safra. Não só com relação ao lucro, mas a confiança de produzir mais e conseguindo melhorar sua renda – avalia o presidente do Sindicato Rural de Sorocaba, Luiz Antônio Marcello.
• Ataque da ferrugem asiática preocupa produtores do RS
O clima até ajudou no desenvolvimento da planta, mas atrasou a pulverização em muitas lavouras. No interior de São Paulo, apesar da estimativa de boa produtividade, a preocupação é com o manejo adequado dos defensivos e com a ferrugem.
Na plantação do agricultor Eliel da Silva, a terceira aplicação de defensivos atrasou e, agora, os dias têm sido de monitoramento para conseguir pulverizar.
– A preocupação é com a ferrugem. Eu atrasei 10 dias, mas ainda não tive problemas com a ferrugem asiática – afirma da Silva.
O sojicultor ainda se recupera das perdas da última safra. A estiagem impactou na produtividade e, nesta temporada, ele precisou reduzir a área plantada. Mesmo com menos área, ele está otimista. Até abril, a expectativa é de colher 10 mil sacas do grão.
Comercialização e produtividade
Os analistas de mercado avaliam que mais da metade da safra 2015/2016 já foi negociada antecipadamente. A esperança do setor é que a soja continue valorizada pelas altas seguidas do dólar. Já a produção brasileira deve ser afetada, o clima afetou as principais regiões produtoras do país e deve ficar abaixo das 100 milhões de toneladas previstas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Veja a reportagem: