Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Condições climáticas podem favorecer plantio de trigo no Sul do país

Fenômenos La Niña e El Niño não devem ser registrados neste anoO inverno chega com boas previsões para a agricultura do Rio Grande do Sul. Os fenômenos La Niña e El Niño, que em outros anos provocaram muitos prejuízos para os produtores, não devem ser registrados neste ano. O que vai favorecer a cultura do trigo.

Até o momento o frio na medida certa e a boa intensidade de chuva, após o plantio, têm garantido o desenvolvimento do trigo nas lavouras. Com isso, os agricultores estão mais otimistas.

? O clima, até agora, favoreceu. O primeiro campo já está todo germinado. Nascendo bem, e fazendo o plantio na época certa, já é um bom começo ? conta o agricultor Evaldo Quaini.

Apesar do otimismo, o agricultor não aumentou a área de cultivo, manteve os 130 hectares. Em compensação investiu forte em diferentes variedades.

? Estou mantendo a área. Nem sempre a indústria procura o trigo pão, que paga mais que o trigo brando. Normalmente, vamos mais pela cultivar, pela resistência a doenças, produtividade ? afirma.

Segundo o agrônomo Jorge Vargas, entre o plantio e a germinação, as temperaturas baixas são favoráveis para o crescimento da planta.

? Na primeira fase, quanto mais frio melhor para o desenvolvimento, para perfilação e formação de raízes. Uma cultura de inverno precisa de temperaturas baixas ? explica.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que até o momento, mais da metade da área destinada ao cereal no Estado foi semeada. Previsão é que a produção de trigo no Rio Grande do Sul ultrapasse 15% a safra anterior, chegando a 1,8 milhão de toneladas.

Sair da versão mobile