Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conferência discute energia renovável em São Paulo

Exposição mostra aplicação dos novos combustíveisQuase metade da energia de transporte usada no Brasil é de fontes renováveis. A produção de soja e cana-de-açúcar são as principais matérias-primas. O uso destas fontes é assunto de uma conferência internacional que acontece esta semana em São Paulo. Em paralelo, uma exposição mostra o crescimento e a aplicação dos novos combustíveis.

É quase um salão do automóvel de biocombustíveis, sem novidades nos modelos, mas com um diferencial que o governo brasileiro faz questão de comemorar: sete milhões de carros flex no Brasil. A frota nacional é de 25 milhões. A exposição tem ainda ônibus, avião e até um carro de corrida que já andam com etanol.

O modelo da Fórmula Indy é uma espécie de carro-chefe de um trabalho feito pela Agência de Promoção de Exportações (Apex) para divulgar o agronegócio do Brasil.

? O etanol vai ser usado nos carros da Fórmula Indy no campeonato do ano que vem e esta será a oportunidade de promover outros produtos brasileiros ? diz o presidente da Apex, Alessandro Teixeira.

A abertura da exposição foi feita pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que representou o presidente Lula. Ela e o governador do Estado de São Paulo, José Serra, abriram também a Conferência Internacional de Biocombustíveis, que acontece no mesmo local. O evento vai movimentar o maior número de empresários e autoridades nesta semana na Capital paulista. E é onde vão ser feitas as maiores discussões, uma delas sobre o uso dos biocombustíveis como matriz energética.

? Mais cedo ou mais tarde terá de haver a transição entre energias fósseis e energias renováveis ? disse a ministra.

A influência sobre o clima, a produção brasileira ? sem afetar a de alimentos ?, as pesquisas e o mercado internacional de biocombustíveis são outros temas para debate, inclusive com autoridades estrangeiras que estão participando. Segundo a organização, são 2,5 mil pessoas, 80 delas ministros de outros países que já trabalham com biocombustíveis.

Além das discussões, os dois eventos funcionam também como marketing para o Brasil. A idéia é mostrar para o mundo a força e o potencial da produção brasileira de energias renováveis.

Sair da versão mobile