A safra de soja do Brasil 2024/2025 foi estimada em 173,7 milhões de toneladas, um volume recorde, de acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Safras & Mercado. A nova estimativa da produção de soja representa um ajuste em relação à última projeção para o país, impulsionada pelas condições favoráveis das lavouras, especialmente no Centro-Oeste do país, com destaque para o estado de Mato Grosso, que é um dos maiores produtores da oleaginosa.
O aumento na produção reflete um cenário otimista para o setor, com boas perspectivas para o desenvolvimento da soja nas principais regiões produtoras. O volume recorde de soja, se confirmado, consolidará o Brasil como um dos maiores produtores e exportadores mundiais da commodity.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp
Em contraste com o bom desempenho na soja, as cotações dos ovos iniciaram o ano em queda, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A redução nos preços está relacionada à demanda enfraquecida e ao aumento nos estoques de ovos, o que tem pressionado o mercado, principalmente no setor de ovos in natura e processados.
Ainda em relação às exportações, o Brasil registrou, em dezembro, o segundo maior volume do ano, com 2.000 toneladas de ovos in natura e processados, um resultado expressivo no último mês do ano. Esse desempenho nas exportações reflete a força do Brasil como fornecedor global de alimentos, mas também aponta para os desafios enfrentados pelo setor de aves, que precisa lidar com oscilações nos preços e nas demandas externas.