Nossa série sobre carreiras do agronegócio estreou com o pé direito. Um roteiro para quem quer se tornar engenheiro agrônomo foi a reportagem mais lida na semana. Uma matéria sobre oportunidades de estágios e bolsas na Embrapa aparece em quarto lugar e mostra o interesse dos internautas pelo assunto carreira. Em tempos de chuva demais num canto e de menos em outro, textos relativos ao clima conquistaram dois lugares entre os cinco.
Confira a relação completa.
O que você precisa saber para se tornar engenheiro agrônomo
O constante crescimento do agronegócio na economia brasileira, responsável pelo aumento das exportações e dos empregos no Brasil, tem valorizado o trabalho do engenheiro agrônomo. As exigências de qualidade e controle dos produtos de origem animal e vegetal no mercado internacional e nacional também contribuíram para que este profissional seja indispensável. Para exercer essa profissão, é necessário ser bom com números, gostar do trabalho no campo, de tecnologias e ser muito curioso.
La Niña pode aparecer a partir do segundo trimestre de 2016
Enquanto a agricultura ainda sofre com os efeitos do El Niño mais forte dos últimos 15 anos, já se fala em outro fenômeno: o La Niña. Muitos meteorologistas e institutos acham cedo para afirmar, mas os modelos oceânicos de previsão do tempo da agência americana Noaa já indicam um resfriamento do Pacífico equatorial – o que dá origem ao La Niña – a partir do segundo trimestre de 2016.
Desconhecida, mosca-da-haste precisa ser monitorada
Ainda pouco conhecida no Brasil, uma nova praga para esta safra precisa ser monitora pelos agricultores, a mosca-da-haste. No Sul, pesquisadores encontraram larvas do inseto em algumas regiões. A praga se hospeda na planta e rouba os nutrientes dela, o dano só é percebido no final da safra.
Abertas as inscrições para estágios e bolsas na Embrapa Algodão
Está aberto o processo seletivo para estudantes de diversos cursos de nível médio, profissionalizante e graduação que estejam interessados em estagiar na Embrapa Algodão em 2016. A inscrição será feita somente pela internet na página da Embrapa Algodão até o dia 31 de dezembro.
Panorama das condições da soja pelo Brasil
Se no Sul do Brasil as chuvas castigam lavouras de soja, causando perdas que já chegam aos 20%, no restante do país as chuvas irregulares que estão causando apreensão e prejuízo aos produtores. As fortes e constantes chuvas que castigam há mais de uma semana lavouras de soja do Paraná e de Santa Catarina já provocam perdas irreversíveis. Tanto pelo excesso de umidade e baixa luminosidade quanto pelas excelentes condições para a proliferação de doenças, como a ferrugem asiática.